O que é endogamia humana?

Endogamia ou consanguinidade é o método de acasalamento que consiste na união entre indivíduos aparentados, geneticamente semelhantes. Quando os progenitores de um ser vivo que se reproduz sexuadamente possuem um ou mais ancestrais comuns, isto é, são parentes, diz-se que eles são consanguíneos ou endogâmicos.

Quais os tipos de endogamia?

Existem vários tipos de endogamia: ➢ a natural – que pode ser observada nas plantas autógamas; ➢ artificial – não intencional, quando populações alógamas são reproduzidas com pouco número de indivíduos, ou seja, populações pequenas, obrigando o acasalamento entre parentes; e ➢ artificial – intencional – quando deseja- …

Quais as consequências da endogamia?

A endogamia é capaz de alterar a constituição genética de uma população através do aumento da homozigose e, conseqüentemente, da diminuição da heterozigose. De fato, a conseqüência mais evidente e talvez a mais relevante da endogamia seja a redução do valor fenotípico médio dos animais.

O que vem a ser endogamia quais as causas e os efeitos da endogamia?

A endogamia é um sistema de acasalamento onde indivíduos mais aparentados entre si do que a média da população são utilizados como pais da próxima geração. Sua principal conseqüência é a obtenção de seu maior nível de homozigose.

Qual o papel da consanguinidade em uma população?

Aumentando-se a homozigose, a consanguinidade predispõe a população a um maior risco de perda de alelos, o que pode levar a uma redução da variabilidade genética e da resposta à seleção na população. …

Quais são os tipos de endogamia ou consanguinidade?

Endogamia ou consanguinidade é o método de acasalamento que consiste na união entre indivíduos aparentados, que são geneticamente semelhantes. Quando os pais de um animal possuem um ou mais ancestrais comuns, isto é, são parentes, diz-se que o animal é consanguíneo ou endogâmico.

Qual a diferença entre endogamia e heterose?

Ø A heterose ou vigor de híbrido é definida como a expressão genética dos efeitos benéficos da hibridação (Ronzeli). É um processo inverso à endogamia. Pode ser observada também em espécies autógamas (feijão, soja, trigo, tomate) nos quais não sofrem prejuízos com a endogamia.

Quais as consequências negativas do melhoramento genético?

Mudanças climáticas; Demanda global por alimento; Aumento produtivo; Resistência a pragas e doenças, etc.

Qual o principal efeito genético da endogamia?

O principal efeito genético da endogamia é a homozigose de genes, cuja medida, dada pelo coeficiente de endogamia, indica a porcentagem provável de genes em homozigose do indivíduo endogâmico em relação ao não-endogâmico da mesma população.

Quais são os efeitos decorrentes do processo de endogamia no rebanho *?

O efeito da endogamia é decorrente do aumento da homozigosidade dos genes, o que provoca aumento na freqüência de genótipos contendo genes recessivos, normalmente encobertos pelos alelos dominantes.

O que quer dizer o termo hereditariedade?

A hereditariedade é a transmissão de características de pais para filhos. Essas informações genéticas e fenotípicas transmitidas são chamadas de hereditárias. Denominamos de hereditariedade o fenômeno em que os genes e as características dos pais são transmitidas aos seus descendentes.