Para que serve a due?

A DU-E (Declaração Única de Exportação) é um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados e definem o enquadramento dessa operação; e serve de base para o …

O que é a Due na exportação?

A Declaração Única de Exportação (DU-E) instituída pela Portaria Conjunta RFB/SECEX nº 349, de 21 de março de 2017 consiste em um documento eletrônico que define o enquadramento da operação de exportação e subsidia o despacho aduaneiro de exportação.

Como emitir uma Du-e?

São passos para elaborar a DU-E (Declaração Única de Exportação) no Portal Siscomex:

  1. Exportador deve estar habilitado a operar no Comércio Exterior.
  2. Despachante Aduaneiro deve estar no Cadastro de Intervenientes.
  3. Emitir a Nota Fiscal de Exportação (NF-E)
  4. Emitir a Fatura Comercial de Exportação.

O que é Due e qual a sua finalidade nas operações de comércio exterior brasileiro?

A Declaração Única de Exportação foi instituída em 2017 e consiste em um documento eletrônico que define o tipo de operação de exportação e subsidia o despacho aduaneiro. De uma forma geral, podemos dizer que a DU-E foi criado pelo governo no intuito de facilitar as vendas para o exterior.

Como funciona a due?

O que é a DU-E? A Declaração Única de Exportação consiste em um documento eletrônico que define o posicionamento da operação de exportação e auxilia o despacho aduaneiro de exportação. Compreende informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, fiscal e logística.

Quais as vantagens da Du-e?

Prós DU-E: Redução do número de documentos necessários; Maior agilidade na sua emissão: graças ao advento do WebService; Importar os dados da sua nota fiscal e maneira imediata: emitindo a DU-E manualmente com a ligação entre a SEFAZ e a Receita Federal; Todos os itens da exportação ficam no mesmo documento.

Como funciona a Declaração Única de exportação?

A Declaração Única de Exportação consiste em um documento eletrônico que define o posicionamento da operação de exportação e auxilia o despacho aduaneiro de exportação. Compreende informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, fiscal e logística.

Como é feito o despacho aduaneiro?

O desembaraço aduaneiro deve ser feito por um profissional credenciado, contratado pelo importador. O valor é pago direto ao profissional, de acordo com o projeto de importação. O mesmo deve ser feito para a emissão da Declaração da Importação, que deve ser feita por um despachante aduaneiro.

Como funciona a Du-e?

Quando usar CFOP 7501?

7501 – Exportação de mercadorias recebidas com fim específico de exportação.

O que é Due e Duimp?

Assim como a entrada em vigor da DUE (Declaração Única de Exportação) trouxe mudanças para os fluxos de exportações, as diversas alterações da DUIMP incluem uma completa reformulação sistêmica, normativa e procedimental que visam tornar todos os órgãos governamentais envolvidos nas operações de importação mais …

Qual a validade de uma Du-e?

15 dias
O prazo de validade da DU-E é de 15 dias. Ou seja, após o registro da Declaração no Portal Único Siscomex o exportador tem 15 dias para seguir com o processo.